4 motivos para minha loja virtual não converter via mobile

Entenda quais são os motivos que podem atrapalhar na conversão do usuário em sua loja online!

Como está o posicionamento de sua loja virtual nos mecanismos de buscas? Ao procurar pelo seu produto no Google as suas soluções são as primeiras a aparecerem?

Essas questões podem causar muitas dúvidas nos empreendedores que não conseguem entender as razões pelas quais o seu negócio não aparece bem posicionado.

Outras dúvidas muito frequentes são as motivações dos usuários que navegam pela loja e não realizam nenhuma ação de valor, como a compra finalizada, a solicitação de preços, o cadastro, entre outros.

Todas as vezes que uma ação de valor é concluída, dizemos que houve uma conversão.

Empreendedores que possuem lojas virtuais se preocupam ao perceber que as conversões não são efetivas quando o usuário realiza o acesso via mobile, ou seja, por dispositivos móveis.

Segundo pesquisa TIC Domicílio 2017, cerca de 49% dos lares brasileiros dependiam do uso de celulares para a acessar a internet. Não ter uma loja com visualização adaptada à celulares e tablets, pode levar a grandes prejuízos.

Caso essa seja uma realidade em seu negócio, pode ficar tranquilo! Separamos neste post 4 problemas comuns que podem impedir a sua loja de converter via mobile. Confira quais são e como melhorá-los.

1. Layout único e não adaptável

Sua loja virtual não converte via mobile e você consegue ver todas as interações com sua página sendo desperdiçadas? Os buscadores não te exibem nas primeiras posições?

Os dois problemas podem ser causados pelo mesmo motivo, possuir um layout único e não adaptado para os dispositivos móveis.

Para que você entenda melhor o que eu estou falando, pense no seguinte:

Você realizou uma busca no Google e após clicar em um dos links, o seu problema começa. O carregamento da página parece demorar séculos, porém você quer muito visualizar o conteúdo e por essa razão espera.

Um pouco frustrado pela demora, vem o segundo problema quando a página finalmente carrega. Tudo parece desconfigurado, atrapalhando bastante a sua interação. A exibição do site continua como a do computador, fazendo que você tenha que dar zoom para conseguir clicar nos links internos.

Ou após carregar pode ser um pouco diferente. As palavras aparecem cortadas, em linhas separadas, com links entre as letras, totalmente fora de padrão. Conseguir entender uma informação na página parece ser um grande desafio.

Todos nós já passamos por essas situações e agora eu deixarei você refletir: qual é a sua reação ao se deparar com uma página dessa?

Se sua resposta é “fechar imediatamente e buscar pelo conteúdo em uma página diferente, que tenha um fácil acesso e esteja adaptada” posso dizer que pensamos iguais!

Afinal, o acesso deve ser fluido e não parecer um enigma cansativo e desconfigurado.

Saiba que essa não é apenas a minha reação ou a sua, os usuários de modo geral reagem dessa forma. Muitos não esperam nem a página carregar quando a conexão é demorada, eles já saem naquele momento e a sua atenção é perdida.

Evite que isso aconteça em sua loja virtual e certifique-se que ela será responsiva, ou seja, tenha o seu layout adaptado para os dispositivos móveis. Isso facilitará muito o carregamento da página e entregará uma ótima interação para os usuários.

Lojas virtuais responsivas são mais fáceis de acessar e consequentemente, de converter, já que os usuários passarão por todos os processos de forma tranquila.

Exemplo de uma página mobile x página desktop

Como é possível ver na imagem, o conteúdo foi adaptado para as dimensões das telas do smartphone. Caso a sua loja virtual ainda não seja responsiva, fica aqui uma dica de melhoria!

2. Falta de campo de busca ou pouco visível

As buscas são muito importantes na hora de encontrar algo dentro de uma página da internet. Quando se trata de dispositivos móveis, essa importância dobra.

Os smartphones possuem telas muito pequenas, principalmente, se os compararmos com os desktops. Fazer buscas somente olhando os produtos, por dezenas de páginas podem desanimar o usuário.

Criar um espaço para buscas objetivas, com as principais palavras de busca é fundamental. Assim o usuário poderá encontrar de forma direta o que está buscando.

Exemplo de campo de busca

Caso as palavras da busca não correspondam ao produto, embora ele tenha a característica, pode omitir do usuário o que ele estava interessado no momento, fazendo com que você perca a oportunidade. Fique atento a essa etapa e também, as informações de nome e descrição dos produtos.

A agilidade em encontrar produtos poderá ser o detalhe fundamental que levará o usuário a conversão em sua loja virtual.

Deixe o campo de busca visível para facilitar o acesso de quem já sabe o que quer. Uma dica é deixá-lo no topo do seu site.

3. Checkout extenso e complicado

Os checkouts são os cadastros exigidos na hora de comprar um produto. É nesse momento em que mais da metade dos consumidores desiste da compra.

Indica-se que esse formulário seja o mais objetivo possível e peça poucas informações a respeito do usuário. A responsividade é muito importante aqui também.

Não conseguir visualizar completamente o campo, erros no formulário durante o preenchimento e dificuldades em trocar de um campo para o outro podem te fazer perder o cliente.

O usuário é muito imediatista e toda barreira encontrada o distancia ainda mais da conversão.

Sinalize as informações que são obrigatórias e não foram devidamente preenchidas. Deixar o usuário buscando por conta própria o que está faltando para que ele consiga concluir pode o deixar disperso, irritado e levá-lo a desistência.

4. Dificuldade no processo de pagamento

Facilite ao máximo os processos de pagamento. Evite redirecionar para outras páginas, principalmente se aquilo tirar toda a característica da sua loja.

Os usuários podem se sentir desconfiados durante esse redirecionamento e não continuarem a compra.

Nas opções que só podem ser respondidas por número, habilite apenas o teclado numérico. Isso facilitará a digitação do cliente, tornando o processo mais agradável.

Caso as opções de pagamento sejam reprovadas, é interessante colocar um botão para refazer a compra, trazendo os produtos de volta para a opção de pagamento, evitando todo o desgaste de reiniciar a compra.

Todos esses 4 motivos são diferenciais para que o usuário de dispositivos móveis continue em sua loja virtual.

O consumidor está cada vez mais procurando praticidade e boas experiências, caso sua loja virtual não esteja preparada para oferecer isso, ele buscará por outras concorrentes.

Não perca tempo e faça todas as melhorias necessárias em sua loja virtual.

A Construsite Brasil desenvolve lojas virtuais com as otimizações  necessárias para que a sua loja seja vista nas melhores posições do Google, além de facilitar toda a jornada de compra do usuário para somar conversões.

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Lays Xavier
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.

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