Como melhorar a experiência de compra em minha loja virtual?

Você sabia que a experiência do usuário tem se tornado cada vez mais importante? Saiba como tornar mais satisfatória a interação do usuário com seu e-commerce!

A expressão experiência do cliente já não é mais desconhecida no universo online. Os empreendedores perceberam que é necessário proporcionar para o usuário, experiências distintas em sua loja para que ela se torne mais atrativa e garanta sua permanência na página.  

Os consumidores estão realizando cada vez mais compras online, e juntamente com essa demanda estão surgindo novos e-commerces de diversos segmentos visando aproveitar as oportunidades. Com o número crescente de lojas virtuais, proporcionar experiências como o envolvimento do usuário no processo de compra, tem se tornado o diferencial na escolha dos consumidores.

Assim, a expansão da concorrência digital impõe aos lojistas, a necessidade de entender o seu público, visando surpreendê-lo e atraí-lo para seu e-commerce e realizar a tão desejada ação de valor: a compra.

Para proporcionar ao usuário boas experiências, não basta oferecer apenas descontos. É necessário ter um site visualmente agradável, cumprir com o que é prometido pelo seu negócio e se comprometer com os seus clientes, mantendo um relacionamento ativo e saudável.

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Saiba como melhorar a experiência de compra no seu e-commerce!

Para oferecer uma boa experiência é necessário proporcionar ao consumidor o que ele espera receber de sua loja, evitando assim sua frustração. Algumas informações são necessárias para que haja uma melhor idealização do produto, já que o usuário não possui contato direto com o produto como em lojas físicas.

Lembre-se que informações incompletas podem gerar o desinteresse em relação ao seu e-commerce. Esteja atento às seguintes condições para criar as situações ideais de compra.

- Descrição Rápida: É um resumo e por isso, deve mostrar qual a finalidade do produto. Ou seja, qual o problema que o produto resolve. Esta deve ficar destacada, para que o usuário a veja em primeiro momento.

- Descrição Detalhada: Essa descrição deve informar todos os detalhes do produto, da informação simples até a mais complexa, ou seja, os detalhes técnicos, para que o usuário tenha total certeza de que o produto atende suas necessidades. Esta deve estar lá para que ao se interessar, o usuário tenha informações detalhadas sobre o produto.

- Imagens que mostre todos os ângulos do produto: Quanto mais detalhes mostrados melhor. Incremente as informações técnicas com imagens de todos os ângulos e inclua o zoom nos pontos específicos para eliminar as barreiras sobre a parte física do produto. As imagens devem ter boa qualidade!

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- Avaliação/depoimento de clientes: É interessante incentivar o seu cliente a avaliar o produto que ele comprou. Muitas pessoas olham as avaliações sobre a loja e seus produtos antes de optarem pela compra. Comentários positivos geram a sensação de confiança, melhorando assim a experiência do usuário que não ficará com dúvidas em relação a credibilidade de seu e-commerce.

Avaliações por nota ou símbolos com estrelas são os meios mais comuns de avaliar um produto. Você já deve ter visto em algumas lojas virtuais o símbolo como as 5 estrelas ou uma nota de 0 a 10 para avaliação de um produto.

Esses símbolos chamam a atenção na hora da escolha. Nem todos irão ler as avaliações feitas, por isso, esses métodos são interessantes para atrair a atenção do consumidor e passar de forma rápida a mensagem de que o produto e a loja virtual são confiáveis.

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- Responda as perguntas mais frequentes: Por mais completo que seja o e-commerce, uma das partes mais conhecidas é o F.A.Q. (Frequently asked questions) ou perguntas mais frequentes. Mantenha atualizado o F.A.Q de sua loja e esteja disposto a responder as solicitações individuais.

- Selo de Garantia e Segurança: Por fazer operações financeiras, os selos de garantia e segurança em lojas virtuais são considerados de extrema importância. Um selo de segurança nada mais é do que um certificado de que o site está seguro para o usuário.

Serve como indicação de que o site tomou medidas de proteção, seja corrigindo vulnerabilidades de segurança ou criptografando as informações trocadas entre a loja e os usuários. Ou seja, são símbolos de que estes sites estão seguros. É importante ressaltar que, mais do que ter uma imagem de credibilidade, é fundamental proporcionar a real segurança que os selos arremetem.

Assim como é importante manter o seu conteúdo atualizado, manter sua plataforma e componentes de segurança em dia é imprescindível para a imagem da sua empresa no universo online. Conte com empresas especializadas que ofereçam lojas modernas, otimizadas e seguras.

Adquira o certificado SSL (Secure Socket Layer) para a sua loja! Esse certificado é um padrão de segurança que cria uma criptografia entre o servidor da WEB e o seu navegador, assegurando todos os dados trocados entre a sua loja e os clientes, como informações pessoais e dados de pagamento para permanecerem em segurança.

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Exemplo de site seguro que possui certificado SSL.

E uma informação importante: lojas virtuais que não possuem certificado de segurança perdem posicionamento no Google. Por isso, além de oferecer segurança para os seus clientes, saia na frente na disputa por um bom posicionamento no maior buscador do mundo.

- Formas de Pagamento: Ofereça várias formas de pagamento. Você com certeza irá facilitar a finalização da compra de seu cliente.

Continue com a gente e conheça mais  dicas para melhorar a experiência do usuário em sua loja!

Mais do que colocar em prática esses requisitos básicos, é necessário estar atento às mudanças que ocorrem no mercado e as exigências crescentes dos consumidores. Novas técnicas têm sido desenvolvidas, visando atrair e melhorar ainda mais a relação do usuário com sua empresa.

 

Você conhece o UX?

A expressão UX, vem do termo inglês User Experience, e em tradução literal significa Experiência do Usuário. Essa expressão remete a todos os aspectos percebidos e sentidos pelo usuário, ao utilizar o que a empresa oferece, ou seja, os comportamentos, sensações, percepções e emoções criados quando um produto, sistema ou serviço é experimentado durante a navegação.

Com o direcionamento mais específico para o desenho e a forma com que o usuário interage com o e-commerce, foi desenvolvido o UX Design, que abrange os aspectos da interação do usuário com sua empresa, seus serviços e produtos utilizando elementos visuais como boas diagramações e arquitetura de informações em páginas na internet.

Seu principal objetivo é tornar o contato do consumidor algo único, inesquecível e eficaz.

 

Por que proporcionar boas experiências ao usuário?

Um consumidor satisfeito possui maior possibilidade de voltar a comprar em sua loja e recomendar os seus serviços. Porém, as experiências não somente proporcionam um diferencial para sua loja em relação aos concorrentes, como também é muito valorizada pelos buscadores.

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As empresas que estão realmente preocupadas com o seu posicionamento nas buscas e com o retorno positivo dos seus clientes, deixaram de encarar o UX Design como algo que faça parte simplesmente do processo de criação e manutenção das lojas virtuais.

O Google decidiu considerar em seu criterioso rankeamento a boa experiência dos usuários nos sites. Além de conteúdos relevantes, o buscador valoriza também uma boa experiência de navegação.

Pelo fato do Google levar em conta a boa linkagem interna dos sites, o baixo tempo de carregamento da página, e a adaptação das interfaces às telas dos dispositivos, o e-commerce voltou sua atenção para desenvolver melhores formas de atrair e promover boas experiências aos seus usuários, a fim de torná-los clientes satisfeitos.

Não espere que todo o mercado perceba a importância de proporcionar diferenciais para o consumidor para que você vire o jogo. Dedique tempo a entender o seu público e a traçar estratégias para conquistá-lo cada vez mais.

Para saber ainda mais sobre loja virtual, veja também A importância de conquistar o cliente ao acessar o seu site e consulte os Fatores que podem fazer com que o cliente não compre em sua loja para melhorar cada vez mais a experiência do seu potencial cliente!
 


Lays Xavier
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.

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