Conversão no e-commerce: o que é?

Você sabia que é possível acompanhar e contabilizar as vendas de seu e-commerce? Veja como usar essas informações de forma prática!

Ao criar um e-commerce é necessário ter definido quais produtos você irá oferecer e a que público ele está sendo direcionado. Independente de qual seja o seu segmento, sua loja é desenvolvida com o objetivo de oferecer algum serviço ou produto.

É de extrema importância que você consiga visualizar o que acontece em seu e-commerce. O que não é medido não é controlado, sendo assim, acompanhe de perto os detalhes de sua loja virtual para saber como desenvolver estratégias e identificar possíveis problemas e oportunidades.

O acompanhamento desses dados permite que você veja, por exemplo, a quantidade de visitas que tem acessado a sua loja, mas não tem realizado compras. Essa informação será útil para fazer melhorias no seu e-commerce para que ocorram as conversões.

Quer saber como fazer o acompanhamento das conversões em sua loja? Então você está no lugar certo! A Construsite Brasil preparou para você este post explicando como visualizar as conversões no seu e-commerce e aplicar essas informações de forma prática.

 

O que é conversão?

Quando o usuário realiza uma ação considerada de valor em sua loja, chamamos essa ação conversão.

Entenda: Se você possui uma loja virtual na qual os produtos são canecas e um cliente apenas visita seu e-commerce, coloca esses produtos no carrinho de compras, mas depois abandona o carrinho, diremos que não houve a conversão. Afinal, o objetivo de sua loja é que ele finalize a compra.

Para conseguir medir a conversão e saber o que de fato está acontecendo em sua loja é necessário fazer a integração com alguma ferramenta indicadora de desempenho. O Google Analytics é uma dessas ferramentas que são muito indicadas, já que fornecem as informações com simples visualização e entendimento, além de ser gratuito.

Vamos usar a ferramenta do Google Analytics como exemplo, já que além das vantagens citadas acima, é uma das ferramentas mais completas disponíveis no mercado.

A conversão é uma métrica que pode ser analisada pelo Google Analytics, ou seja, uma medida de desempenho geral. Para ter acesso a esse dado é necessário seguir alguns passos:

Passo 1: Tenha uma conta Gmail (serviço gratuito de webmail criado pela Google). Serviços Google, solicitam que o acesso seja sempre por meio de uma conta gmail pois facilita o processo.

Passo 2: Instale um código de acompanhamento, que dará ao Google Analytics acesso para que ele faça o monitoramento do que acontece em sua loja virtual. Essa instalação deve ser feita em todas as páginas de seu e-commerce e para fazer a configuração inicial da plataforma, basta assistir a um tutorial sobre como implantar o código em seu site. Em caso de dúvidas durante este processo, é possível solicitar o auxílio da empresa que criou e ajuda na gestão de seu site.  

Passo 3: É necessário criar eventos dentro do Google Analytics, ou seja, especificar as ações que você queira que o usuário faça em sua página, como por exemplo, a visualização de um produto específico ou a finalização do processo de compra.

Em caso de dúvidas sobre a criação de eventos, leia o post: Google Analytics: o que é e como funciona.

Passo 4: Crie um código de conversão dentro do Google Analytics para cada evento. Dessa forma, você conseguirá acompanhar todas as informações.

Após realizar todo esse processo, será possível identificar dados de sua loja que ajudarão nas melhorias que podem ser feitas e estratégias para otimizar essa métrica. O procedimento pode parecer muito trabalhoso, mas é extremamente útil ao considerar os benefícios trazidos para a sua loja.

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Veja a seguir 4 dicas para aumentar a conversão no e-commerce, e use de forma prática as aplicações dessa métrica para melhorar o desempenho de sua loja!

 

1. Use imagens

O cliente não possui contato direto com o produto como no caso de lojas físicas e por isso, o uso de imagens é necessário para aguçar o desejo e passar confiança para os clientes. Tire boas fotos dos produtos de sua loja, variando a angulação e a posição dos produtos.

Outra dica interessante é ambientar o produto com situações do dia a dia, assim o cliente terá uma ideia em relação às dimensões. Veja o post sobre como tirar fotos profissionais usando o seu celular e produza fotos de qualidade para o seu e-commerce clicando aqui!

 

2. Mostre as avaliações de outros compradores

Um dos critérios muito importantes para a taxa de conversão de seu site é a avaliação de outros compradores.

Muitas vezes, por não conhecerem a sua loja, o usuário possui dúvidas em relação a confiabilidade do site.

A avaliação de clientes passa a confiança de que o produto realmente oferece qualidade e cumpre com o que é destacado, além disso o cliente deixa de acreditar que possa cair em um golpe. Não perca a oportunidade de demonstrar a satisfação dos clientes de sua loja para atrair novos compradores para o seu e-commerce.

Avaliações por nota ou símbolos são os meios mais comuns de avaliar e por isso, os mais familiares. Na hora de verificar a qualidade de um e-commerce essa maneira de avaliação é a que mais chama a atenção de compradores.

Use  esse método de avaliação ao seu favor e aumente as gerar conversões em sua loja.

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3. Descreva os produtos de forma detalhada

Assim como no caso das fotos, a descrição detalhada aproxima o cliente dos produtos oferecidos pela sua loja. Se limitar as descrições do fabricante faz com que o produto perca a oportunidade de despertar o desejo do cliente.

Pense que você precise agregar valor aos seus produtos e para isso, fuja de descrições rasas, técnicas demais e conecte o seu produto com as necessidades do usuário.

Considere sempre que a dúvida gera medo e as pessoas, principalmente na internet, não irão efetuar uma compra caso não se sintam seguras. Seja persuasivo e encante na descrição de seu produto. Quanto mais detalhes forem descritos, mais dúvidas serão tiradas.

 

4 . Otimize sua loja para dispositivos móveis

Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Com as diversas possibilidades oferecidas como assistir tv, checar e-mails e pesquisar por qualquer informação e tudo isso na palma da mão, é impossível aproveitar 100% das oportunidades geradas pelo e-commerce se a sua loja não for otimizada para se adequar a eles.

É comum que o usuário comece uma pesquisa sobre um produto e se interesse por ele, entretanto, caso o seu e-commerce não esteja preparado para recebê-lo e mostrar de forma rápida e fácil as informações, frustrações podem ser geradas, inviabilizando a conversão.

Tenha uma loja que atenda as necessidades diárias dos usuários. Não espere que o acesso seja feito apenas por computadores, esteja pronto para todas as demandas!

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Agora que você está inteirado sobre o que é a conversão no e-commerce e como isso pode influenciar em seu negócio, projete sua loja utilizando todos os recursos para torná-la cada vez mais atrativa e gerar ainda mais lucro.

E para que o desempenho de sua loja melhore ainda mais, confira também: Como melhorar a experiência de compra em minha loja virtual? e Como potencializar seu e-commerce.


Lays Xavier
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.

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