Qual a forma de pagamento ideal para minha loja virtual?

Saiba como escolher a forma de pagamento que mais se identifica com o perfil de público da sua loja virtual!

A forma de pagamento que será adotada por sua loja virtual é uma das principais decisões a serem tomadas para garantir o seu sucesso. Todas as atitudes relacionadas ao seu negócio serão baseadas em sua escolha para esse quesito.

É importante ter disponível para os consumidores diferentes opções de pagamento que facilitem o momento da compra. Se ao tentar realizar a aquisição de um produto, o consumidor não encontrar opções que o atenda e torne a sua jornada cansativa e insegura, ele provavelmente desistirá de finalizar a ação.

Pense: Uma pessoa que tem o hábito de efetuar pagamentos à vista ao visitar a sua loja virtual encontra exatamente o que buscava de produto. Havia um determinado tempo em que ela estava se planejando e estudando qual o melhor local para adquirir o produto, e decidiu realizar a compra em seu negócio.

Porém, ao chegar no momento final da compra, ela percebe que não há opção de pagamento por boleto bancário, o que a impedirá de pagar à vista. Essa pessoa se sentirá frustrada, e provavelmente abandonará o processo de compra, indo buscar algum lugar que à atenda.

Após esse exemplo se torna mais fácil entender como a escolha das formas de pagamento para a sua loja virtual afetam na decisão final de compra, no relacionamento e experiência oferecida a um possível cliente.

De modo geral, quanto mais opções de pagamento são oferecidas por você, maiores são as chances de atender às necessidades do cliente, e com isso, realizar um maior número de vendas e diminuir a quantidade de abandonos de carrinho.

Porém, não é aconselhável colocar todas as opções de pagamento de uma única vez sem considerar o impacto dessa decisão em seu negócio. A contratação de serviços de pagamento exigem um custo.

Taxas, prazos e segurança na hora do recebimento variam entre as opções. Para lidar com as diferentes modalidades e escolher a forma ideal para a sua loja é necessário se organizar e planejar de forma segura o seu negócio.

tQYVFzPEvEBfJ1HufI4s7_5j3d5MFDo06VggY5HJ

A Construsite Brasil irá neste post, ajudar você a entender algumas particularidades sobre as formas de pagamento para que você encontre a que mais combina com sua loja virtual e saiba o que deve ser considerado no momento dessa escolha!
 

Taxas muito atrativas. Cuidado!

É comum que os empreendedores na hora de decidir por alguma forma de pagamento, escolha o que apresenta menores taxas. Se atente! O valor das taxas é com certeza importante, mas não deve ser o único fator a ser considerado.

Principais formas de pagamento para sua loja virtual

Boleto bancário

Segundo o levantamento do E-commerce Radar, que mediu resultados do e-commerce brasileiro, o boleto bancário possui grande expressão. Foram 34,5% de pedidos captados em 2017, tendo 49% de taxa de aprovação.

A popularidade do boleto foi adquirida devido a sua praticidade, já que algumas pessoas optam pelo pagamento à vista ou não possuem cartão de crédito.

Embora as taxas de emissão de boletos sejam consideravelmente baixas, é preciso estar atento a alguns detalhes como, o fato do usuário gerar um boleto não significa que irá pagá-lo, além de que a confirmação do pagamento ser considerada lenta. De toda forma, o processo é consideravelmente seguro.
 

Cartão de crédito

O uso do cartão de crédito é o principal modo adotado pelos consumidores que realizam compras por e-commerces. Esse modelo é altamente requisitado devido a praticidade na hora do pagamento, além da possibilidade de parcelamento.

O empreendedor deve se atentar às taxas que são cobradas pelas operadoras de cartão de crédito e aos prazos estabelecidos para que sua loja receba os valores. A confirmação rápida do pagamento por cartão de crédito torna o processo de compra e recebimento entre a empresa e o consumidor mais prático e ágil.
 

Transferência online

Essa modalidade é consideravelmente rápida e barata. O empreendedor recebe o valor em poucos dias ou em alguns casos, em questão de horas. Além disso, as taxas cobradas por transação raramente chegam a 1 real.

É preciso contar com sistemas de segurança confiáveis. A fraqueza desse modelo de pagamento é que o comprador necessita fornecer informações bancárias e a plataforma precisa conversar com o internet banking, ou seja, precisa ceder os dados de transações, pagamentos e outras operações financeiras por meio de uma página online das instituições financeiras.
 

Gateways de pagamento

Muitos empreendedores optam por disponibilizar a opção de pagamento via cartão de crédito pela praticidade de usar os gateways de pagamento.

Para simplificar o entendimento, podemos dizer que os Gateways de Pagamento funcionam como maquininhas de cartões virtuais: o cliente fornece as informações solicitadas, que serão enviadas aos responsáveis pela bandeira, ou seja, a relação de instituições financeiras que administram o seu crédito.

RGKRkUI2JrdU7TGAALcvybN_MFaYVUQh0CtIDLw9

A instituição financeira verifica se há limite disponível para que a compra seja realizada e se os dados enviados estão corretos (nome do titular, data de vencimento do cartão e código verificador de segurança), permitindo ou não que a compra seja finalizada.

Empresas de Gateways de Pagamento muito conhecidas são o PagSeguro, PayPal e BCash, e essa familiaridade e confiança oferecida por essas empresas ao longo dos anos, pode deixar o consumidor mais à vontade para comprar em sua loja virtual.

Saiba mais sobre Gateway de pagamento clicando aqui!
 

Como escolher a melhor forma de pagamento?

Não é possível afirmar logo de início qual é a melhor forma de pagamento sem conhecer a estrutura de sua loja virtual, sua demanda, o comportamento do seu público e projeções futuras para seu negócio. É necessário também, analisar as vantagens e desvantagens oferecidas por cada formato.

Para conseguir determinar a forma de pagamento ideal para a sua loja de modo que alcance o maior número de pessoas possível, separamos alguns critérios que devem ser analisados para compor as opções de pagamento de sua loja. Continue com a gente!
 

1- Perfil do público

Entender com o seu público se comporta em relação a suas finanças pessoais é crucial. É impossível investir em uma forma de pagamento atrativa para os seus clientes se não souber com quem sua empresa está lidando.

Analise os dados de quem é cliente da sua loja. Encontre nas compras já realizadas indicativos do comportamento de seu cliente. Use também pesquisas para consultar diretamente o consumidor quais são as formas de pagamento que eles preferem.

pZmbXemLhUQPNYxwNniV7xo9-f-JIjN_20BxPyTU

2- Análise do mercado

Além de conhecer o seu público, é uma necessidade entender também quais são as opções de pagamento mais usadas pelo segmento que sua empresa irá se inserir. Observe o que seus concorrentes estão oferecendo.

Tenha os concorrentes como um laboratório que possui indicativos importantes: saiba o que é importante oferecer, o que não é necessário oferecer e como se diferenciar. Não considere apenas se igualar a ele neste quesito e nos demais.

É preciso se diferenciar para chamar a atenção e cativar os consumidores desde o início de sua loja.
 

3- Cobrança de taxas

Existem várias opções de pagamento para o mercado online, e nenhuma delas é disponibilizada de maneira gratuita. Cada uma possui uma taxa e oferece um serviço diferente da outra.

O importante é conseguir associar a taxa com a vantagem oferecida, e perceber se será vantajoso para a sua empresa pensando no cenário atual e possibilidades de crescimento no futuro.

 

7CSBVwXFKAeQUeWu8XeTHph5GtAGWiVlqR1e6xPk


4- Prazos

Bancos, intermediadores de pagamento e operadoras de cartão de crédito, trabalham com diferentes prazos. No cartão de crédito, embora a aprovação seja rápida, o prazo de recebimento é demorado, e sua antecipação exige o pagamento de taxas.

O débito online é o mais rápido, pois é feito de forma direta de uma conta para outra. No caso do boleto, o prazo de recebimento varia, pois é preciso que o cliente pague e que o banco compense o valor, e somente após esse processo o valor estará disponível para saque.

É preciso estar consciente dos gastos de sua loja virtual e ter um excelente controle financeiro. Como o prazo de algumas formas de pagamento podem chegar a 30 dias para o recebimento integral do valor, saber as necessidades de fluxo de caixa de seu negócio é fundamental.
 

5- Experiência do usuário

Cada dia mais lojas virtuais se inserem no ambiente online e isso gera uma grande quantidade de empresas oferecendo o mesmo estilo de produto ou serviço. Por ter várias opções, o usuário passou a considerar mais fatores antes de realizar uma compra não se limitando apenas ao preço.

São considerados a praticidade e facilidade de navegar na loja, aspectos visuais dos produtos, descrição, prazos de entrega, frete, formas de pagamento e a opinião de outros usuários já que tenham uma experiência anterior com a loja.

Quanto mais fácil for o procedimento de finalização de compra, mais vendas serão realizadas. É mais interessante optar por formas de pagamento que não exigem muitas ações do cliente, como pegar cartões específicos emprestados ou que tenha necessidade de ir a lotéricas para terminar a compra.
 

6- Segurança para o lojista

Esteja atento a possibilidade de fraudes. Formas de pagamentos mais consolidados costumam oferecer sistemas de identificação para a origem das transações e detectar fraudes em cartões, tornando o procedimento mais seguro para o consumidor e você como lojista que de forma manual e sem recursos, não conseguiria realizar esse tipo de análise criteriosa.

De maneira prática, independente da forma de pagamento escolhida para o sua loja, é necessário deixar visível para o consumidor quais as opções oferecidas por sua loja no momento em que ele está pesquisando os produtos. O cuidado de avisá-lo sobre as formas de pagamento oferecidos pela sua loja já é um enorme diferencial que evitará frustrações.

Possuir um texto completo sobre a política de privacidade é fundamental para a sua loja virtual, pois através dele é possível conscientizar o usuário sobre como o seu e-commerce lida com todo tipo de dado coletado por sua empresa.

Agora que você já sabe quais são as principais possibilidades de pagamento para a sua loja virtual e como avaliar o que mais se encaixa com o seu negócio, não perca mais tempo e torne sua loja referência em satisfação.

Está pensando em criar uma loja virtual? Confira também os posts: Loja virtual: por onde começar e Oportunidades geradas pelo e-commerce. E se precisar de uma plataforma moderna, com as principais funcionalidades que sua loja precisa, conte com a Construsite Brasil!


 

Time Construsite
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso! (Dica baseada em pesquisa interna)

Compartilhe:

Comentários: